Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Crise de mão-de-obra x 8 milhões de desempregados

Hoje, o Blog da Miriam Leitão falou da crise da oferta de mão de obra qualificada no mercado brasileiro e confrotou com o número assustador de 8  milhões de desempregados. Um dado que tem explicação ainda mais irônica: quem é novo não tem experiência e quem tem experiência está "velho".
O post intitulado "Barrados na porta" me fez lembrar da febre dos concursos públicos que o Brasil vive e eu tanto refuto, apesar de ser concursada. Num emprego público, as chances de ser contratado jovem e se aposentar no mesmo emprego é grande, assim como as chances de se acomodar, se frustrar ou se limitar são ainda maiores. A pior consequencia para mim é cair na mediocridade. É estar satisfeito com uma grana que muitas vezes nem é lá essas coisas para fazer uma atividade pífia, repetitiva, engessada. Achar uma maravilha bater o ponto todos os dias e mesmo sem fazer nada, receber o salário em dia e com todos os adicionais.... Achar isso uma maravilha é mediocridade nível máximo!
Enfim, em qualquer circuntância, temos que ser os senhores do nosso destino. Crecer, aprimorar-se sempre, ver além da janela, pular a janela, navegar entre os postos..

Mas e o Blog da Miriam? O foco não era a nova única solução de ter um bom emprego, conhecida como concurso publico e sim ...

Os depoimentos de jovens preparados que são surpreendidos com um: "você não tem perfil" = você não tem experiencia ou mesmo da pessoa experiente, com vivencias gerenciais, em outros paises que recebem um: "Você não tem o perfil" = você está velho! É complicada essa relação de oferta e procura de postos. Existem exigencias camufladas e um cenario de discriminação velada, pois querem contratar salvadores da pátria que já estejam prontos para o desafio do negácio, sem gastar com treinamentos e tEm medo de investir no mais maduro, pois podem se desligar a qualquer momento, ficar doentes, desistir e tem senso critico maior, dificilmente vão adimitir abusos. Isso são chutes, não sou especialista de gestão de pessoas, mas a incenssatez é tão óbvia que dá medo.
E os colegas da área de comunicação? Nossa como essa área é instável. A maioria dos meus colegas trabalham sem vínculo formal, quando trabalham na área. Ô área gostosa e ingrata! O engraçado é que eu não enxergo discriminação com idade ou falta de experiencia. Na maioria das vezes basta a bendita indicação!! Nem sei o que é pior... aaff

Nenhum comentário: