Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

E lá se vão os festejos juninos

Depois de muito bolo de milho, tapioca, carimã e aimpim; pamonha, mugunzá, canjica e amendoim; licor de jenipapo, de tamarindo, cajá e maracujá; Beijú, paçoca e cuzcuz de tapioca ... ê Lelê!! São João foi muito bom! Anarriê.

Em todo o nordeste, as cidades se mobolizam para entrarem em festa no mês de junho. Os santos mais queridos da "fullhinha" são comemorados no sexto mês do ano, o meio do calendário.

Santo Antonio, São João e o guardião das chaves das portas do céu, o São Pedro, que também fecha a porta do mês que vai sempre deixando saudade.

São promessas, romarias e simpatias. Muito forró e paquera, muito licor e quadrilha. São João no nordeste é "o que há"!

A rixa de quem promove o melhor São João fica entre as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Mas a festa não passa em branco em nenhuma cidade. Aracajú, Recife, Maceió e por aí vai.
Salvador fez São João no Pelô. Várias atrações musicais e culturais agitaram o centro histórico, mas o zunzunzum mesmo na Bahia são as festas de camisa no interior do estado:

Forró do: Sfrega - Senhor do Bomfim / Piu-piu - Amargosa (231 km) / Bosque - Cruz das Almas (110 km) / Coffee - Itiruçú - Ticomia - Ibicuí (530 km) / das Margaridas - Jequié / da Mata - Mata de São João / do Visgo - São Gonçalo, etc etc

Deve ter até mais. Nas festas muita comida, bebida e azaração.. é..a profanagem DOMINA!!!

Na noite de São João eu estava em casa... Começando a fazer esse blog. Viva São João!! Viva!!

Nenhum comentário: