Páginas

domingo, 21 de junho de 2009

Maniçoba = Feijoada paraense


Hoje eu comi Maniçoba na A Venda, que fica no bairro da Boca do Rio, em Salvador.
Cheguei lá no intervalo do jogo Itália x Brasil, pela Copa das Confederações. O Brasil já estava dando 3 x 0 na Scuadra Azzura, de Bufon. Em 6 minutos chegamos, pedimos e a "feijoada de folhas" já estava à mesa. Adoro isso!
Prato indígena, típico da região norte do país, especificamente do estado do Pará, a maniçoba é feita de folhas de mandioca com as mesmas carnes de uma feijoada baiana. Digo feijoada baiana porque, em Aracajú, a feijoada leva legumes. Na A Venda, esse prato custa 29 reais e dá para duas pessoas famintas ou 3 pessoas que comem moderadamente. A porção de arroz é vendida separadamente e custa R$2,50.

Já ouvi várias estórias sobre o preparo desse prato. O ingrediente principal, que é uma folha venenosa, exige um cozimento de dias. Minha cunhada que é paraense me disse que fica até uma semana cozinhando as folhas para o prepara da maniçoba. Perguntei a dona da A Venda sobre o preparo. Ela afirmou que cozinha por apenas 3 dias ou menos. Enfim, eu comi e não morri. Alias, é um dos meus pratos favoritos.

Em Prato Perfeito

INGREDIENTES:

3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)
1/2 kg de toucinho
1/2 kg de carne-seca
1/2 kg de lingüiça portuguesa
1/2 kg de paio
1/2 kg de lombo de porco
1/2 kg de orelha de porco
1/2 kg de rabo de porco
Alho e pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO:
Comece quatro dias antes de servir. No primeiro dia, coloque a maniva moída numa panela grande com bastante água pela manhã e deixe ferver até anoitecer, em fogo brando, sem deixar a água secar. No segundo dia, acrescente o toucinho e deixe ferver novamente pelo dia inteiro. No terceiro dia, escalde todas as carnes e coloque-as na panela da maniva. Ferva de novo pelo dia inteiro, mexendo às vezes. No quarto dia, acrescente o alho espremido e a pimenta. Deixe ferver por mais 6 horas, mexendo às vezes. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.

CURIOSIDADE:É um dos pratos típicos da cozinha regional que melhor retrata a maneira indígena no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurante e barracas de comidas típicas.
Rendimento : 25 porções - Calorias : 576 por porção

Minha cunhada, Denise, afirma que maniçoba boa é aquela bem escura, cuja a aparecia lembre uma graxa! Segundo ela, que já comeu a iguaria no restaurante que eu mencionei, lá é onde ela encontrou uma maniçoba com gosto mais próximo com a típica paraense. É parecida, pois igual, só lá!
fotos by Fran

6 comentários:

Unknown disse...

A maniçoba Paraense tem que ser cozida por 7 dias,para ficar como o Paraense gosta bem preta e pode ter certeza que fica ainda mais gostosa!bjssss

Unknown disse...

Você precisa ir até o Pará para provar a verdadeira maniçoba paraense! vamos?

Fernanda Figueiredo disse...

Eu já comi essa maniçoba do "A Venda" e gostei. Dizem que é a melhor maniçoba de Salvador. Mas, quem diria: Francis dando receitas!!! Essa tem que registrar msm...

Anônimo disse...

Estuve en ese lugar en anho pasado por motivos de trabajo y me encanto!!! Soy Lilia de Peru y aunque la primera vez que la vi me asusto, luego trataba de comerla una vez por semana. Gracias por tan ricos recuerdos.

Emerson Coe Estúdio disse...

que eu saiba feijada tem q ter feijão... maniçoba e maniçoba por favor não invente.

Gleiciane disse...

Oh ignorante,feijoada e só modo de disser,pois a maniçoba leva os mesmos ingredientes da feijoada,só. Que. No Pará a feijoada é. Sem feijão! Com maniva,( folha de mandioca)