Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Juçara


O Açaí também é chamado de Juçara. Essa eu não sabia, pesquei no google.
A etimologia da palavra açaí encontra-se no vocábulo tupi ïwasa'i que significa "fruto que chora", ou seja, fruta que expele água. Na rede eu vi cada foto apetitosa dessa delícia, mas aí não vale!! Tenho que mostrar o que eu tomei ontem, no meu dia à lá Belém do Pará.


Uma febre que surgiu no início desta década: O Açai, batido com banana e xarope de guaraná, é encontrado em cada esquina de todos os bairros de Salvador.
O Açai também é visto como pico dos fortões de academia, de surfistas e de Francis! *hahahahaha

Aqui em Salvador tem vários "Açais" mas eu prefiro o Ácidos Naturais, no bairro do Imbuí. São diversas combinações, mas a minha escolha é a tradicional: açaí + banana+ xarope de guaraná, batizada de "Atlético" pela lanchonete, custa R$8 reais a porção média = 500ml, na tigela ou no copo. É realmente revigorante, refrescante e indigesto... me sinto "cheia" ao pedir degustar o médio. AAaahhh a granola é bem vinda também.


Assim como a Maniçoba, é ítem indispensável na culinária paraense. Aliás, em toda região amazônica. Lá por cima comem açaí puro, em temperatura natural, todos os dias depois das refeições, nas refeiçoes, como entrada, prato principal, sobremesa, complemento, etc etc como a farinha de mandioca para os baianos: está em todas!

O Wikipédia me disse que que o valor nutricional do açaí por 100g (cem gramas) de polpa é:

Calorias: 247kcal
Proteínas: 3,8g
Lipídios: 12,2g
Fibra: 16,90g
Cálcio: 118 mg
Ferro: 11 mg
Fósforo: 0,5 mg
Vitamina B1: 11,80
Vitamina B2: 0,36
Vitamina C: 0,01

Saiba tudo sobre a produção do açaí no site da Embrapa.

Um comentário:

Jamile Barbosa disse...

nega amei seu blog viu? ta deliciaaaaaaaaaaaa parabéns e sucesso ae blogueiraaaa